Oxum é um Orixá feminino da nação Ijexá adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiras. É o Orixá das águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza, em Oxum, os fiéis também buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões e na vida financeira, tanto que muitas vezes é chamada de Senhora do Ouro que outrora era do Cobre por ser o metal mais valioso da época.
Na natureza, o culto à Oxum costuma ser realizado nos rios e nas cachoeiras e, mais raramente, próximo às fontes de águas minerais. Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos identificados por chorões.
Oxum desperta o amor nos seres, agrega-os dá início à concepção da própria vida. Tudo o que se liga, no universo, só se liga por causa do Magnetismo agregador de Oxum.Ela está em todas as outras qualidades de Deus, em todos os sentimentos, em toda a criação, em todos os seres, em todas as criaturas e em todas as espécies.
(parte do texto retirado do livro, Doutrina e Teologia da Umbanda Sagrada, editora Madras, Rubens Saraceni)
Saudação: Ora iê iê ô Mamãe Oxum
Linha: Amor
Cor: Azul Escuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário