terça-feira, 28 de julho de 2009
Egunita
Como a Justiça Divina é o fogo que purifica os sentimetos disvirtuados, então sugere uma divindade cósmica ígnea, que é, em sí mesma, o Fogo da Purificação dos viciados e dos desequilibrados: Egunitá!
Ela é unigênita porque foi gerada nesta qualidade cósmica do Divino Criador Olorum, e tanto a gera em Sí como gera de Sí.
Egunitá é, em sí, esse fogo cósmico que está em tudo o que existe, mas diluído. Para ela atuar em nossa vida , não depende de nós, mas tão somentoque nos tornem "irracionais", aprisionados e desequilibrdos.
Então temos, na Umbanda, Egunitá, Orixá cósmica consumidora dos vícios e dos desequilibrios; purificadora dos meios ambientes religiosos (templo), de casas (moradas) e do íntimo (sentimento). Nos rituais, ela é evocada para purificar os seres viciados, as magias negras, as injustas e etc.
Egunitá é muito mais conhecida como uma qualidade de Iansã do que uma divindade do Fogo Cósmico, porque as lendas como "uma" Iansã.
Nossa mãe Egunitá é fogo puro e suas irradiaçõe scósmicas absorvem o ar, pois seu magnetismo é negativo e atrai este elemento, com o qual se energiza e se erradia até onde houver arpara lhe dar esta sustentação energica e elemental.
(texto retirado do livro Doutrina e Teologia da Umbanda Sagrada, Rubens Saraceni, editora Madras)
Saudação: Kaliê minha mãe
Linha: Justiça
Cor:Laranja
Marcadores:
história orixás
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário