sexta-feira, 24 de julho de 2009
Oiá
Oiá é a orixá do Tempo e seu campo preferencial de atuação é o religioso, onde ela atua como ordenadora do caos religioso.
O "Tempo" é a chave do mistério da Fé regido pela nossa amada mãe Oiá, porque é na eternidade do tempo e na infinitude de Deus que todas as evoluções acontecem.
A orixá Oiá forma um pólo magnético vibratório e energético oposto ao do orixá Oxalá, e ambos regem a linha da Fé, que é a primeira das Sete Linhas de Umbanda, que são as sete irradiações divinas do nosso Criador. Logo, o campo de atuação de nossa amada mãe Oiá é o campo da fé, onde flui a religiosidade dos seres, todos em continua evolução.
Todos os seres que pregam sua fé com emotividade e a vivenciam com fanatismo estão sob a irradiação de Oiá. Todo o ser que faz de suas práticas religiosas um ato de exploração de boa-fé de seus semelhantes será punido por Oiá e será esgotado em seus enregelantes dominios cósmicos.
Oiá é muito temida pois é a própria frieza de Deus para com seus filhos disvirtuados que deturpam sua qualidade Divina (a Fé) e, a partir de seus vícios e desequilibrios, lubridiam a boa-fé de seus semelhantes.
(trecho retirado do livro Doutrina e Teologia de Umnada Sagrada, Rubens Saraceni, editora Madras)
Saudação: Olha o tempo minha mãe
Cor: Rosa Claro
Linha: Fé
Marcadores:
história orixás
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário